Início » Público » Intimidação na Bola

Intimidação na Bola

O Público decidiu levar para a primeira página o que começa com uma questão que um jornalista se colocou a ele próprio: há na decoração do túnel dos balneários de Alvalade alguma coisa possivelmente reprovável? Encontrou , nuns 20 metros de túnel onde só passam as equipas , forrados de cima abaixo de fotografias de adeptos a sentir pelo seu clube , duas particularmente chocantes : um besunta de tronco nú , cara embrulhada numa t-shirt e de braço estendido , e outro elemento com uma espécie de capacete/máscara , um acessório bizarro e talvez intimidatório se nos cruzássemos com ele numa rua escura , agora numa bancada de um estádio cheio é mais ridículo que bizarro. O Hugo Daniel Sousa , jornalista do Público , acha que esses dois , e o espírito que eles representam , pode ser intimidatório , quiçá ofensivo , para a equipa visitante , e incita á violência. Os visitantes nunca estão habituados a pressões tão poderosas como a visão de dois ultras mais passados que o normal . Desconcentra-os , fere-os na sua sensibilidade . Por seu lado os da casa , exaltados por aquela demonstração de violência latente , podem ser mais sarrafeiros que o costume e chamar mais vezes “preto” e “cabrão” aos adversários . O seu instinto jornalístico convenceu-o de que tinha ali uma história , por isso foi saber se a UEFA tinha elogiado e aprovado a nova decoração , e parece que não , o que obviamente é gravíssimo . Pelos vistos na UEFA há um comité para regular a maneira como os clubes decoram as suas instalações , e é possível que não tenham sido consultados. É que eu até me tinha queixado dos azulejos , se soubesse que podia , mas entretanto habituei-me a eles.
De volta ao túnel da exaltação da violência , os olhares mais distraídos podiam perder o gigantesco BEM VINDOS que se sobrepõe mesmo à foto ameaçadora do gordo , e o personagem do capacete à Hannibal Lecter da Brandoa focou as atenções de tal maneira que todas as outras dezenas de fotos de bancadas cheias de adeptos tal e qual elas são em Alvalade ( normais) não mereceram atenção nem comentário.Isto foi notícia de primeira página no Público , pelo menos na versão online ,mas não há aqui links para essa casa .

As claques são o que são. Num país livre um grupo de malucos da bola tem o direito a juntar-se e organizar-se para apoiar o seu clube. Por isso não podem acabar, ponto final . Se há crimes , que os há , cabe investigar , prender e julgar . O Sporting entregou ao MP um disquinho muito práctico com os dados de todos os membros das claques , que são todos sócios , e a Polícia conhece bem os elementos mas objeccionáveis . Há muito mais palavreado e exposição mediática do que danos.
Jornalismo como este não serve propósito nenhum , a não ser tentar causar embaraço ao Sporting na véspera de um jogo crucial , ainda por cima tendo em conta que as fotos e demais decoração estão lá desde Agosto , o que não abona muito pelo critério editorial do Público . Não havia história nenhuma no País e no Mundo que achassem mais importante , mesmo que tivesse que ser sobre Futebol? Se calhar amanhã à noite os Super Dragões vão largar fogo à bancada , e depois o Público pode fazer uma peça sobre a influência da decoração do túnel , para a qual eles tinham chamado a atenção.

Há 10 anos levei pela primeira vez o meu sobrinho ao futebol , tinha ele 5 anos. Um Sporting – Porto como este mas ainda no estádio José de Alvalade , comprei-lhe um equipamento completo , fomos para a bancada nova , e ganhámos .
Amanhã vou com ele outra vez , mas não há equipamentos nem outras prendas e sou eu que vou à pála , com o cartão de um amigo dele . Tempos de crise …mas pelo menos há-de sempre haver a possibilidade de uma noite de espectáculo e vitória.

2 thoughts on “Intimidação na Bola

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s