Início » Uncategorized » Opinião Pública

Opinião Pública

Muitas vezes critico os jornalistas com generalizações injustas , e isso tem que acabar. Se não há falta de jornalistas na rádio , tv , jornais e internet que nunca deviam ter sido aprovados no 12º ano também há alguns dos bons , que sabem distinguir um facto de uma opinião , dominam a língua , são cultos e percebem o conceito de relevância e interesse público. Além do mais há que lembrar que miséria jornalística não é exclusivo nacional .

Estive a ver na SIC um dos mais inúteis , porém mais comuns , exercícios jornalísticos que há: as peças de “opinião pública” .Neste caso foram à Buraca entrevistar pessoas num restaurante e perguntar o que é que acham do aumento do IVA. A seguir foram perguntar às pessoas numa paragem de autocarro o mesmo sobre os transportes. Se o objectivo é saber o que o público acha sobre determinado assunto , faça-se uma sondagem científica e divulguem-se os resultados , isso sim , é a maneira de aferir o sentimento geral das pessoas . Andar pela rua aleatoriamente a perguntar isto ou aquilo é inútil , porque se procurarem bem encontram respostas para todos os gostos e feitios , e se escolherem bem as respostas podem-se produzir peças interessantes como aquela que mostrava os universitários como uma cambada patética de ignorantes. Se dessa vez tivessem procurado e escolhido outras pessoas , podiam ter feito uma peça a mostrar os universitários como cultos , informados e inteligentes. Se fizerem umas perguntas no Lidl têm resultados diferentes do que se fizerem as mesmas perguntas no Corte Inglês , isto parece óbvio mas a avaliar pela proliferação deste “segmentos” e “reportagens” , desde que se tenha um cidadão a a falar sobre alguma coisa , tem-se opinião pública. Por alguma razão para fazer uma sondagem a sério é preciso ter estudado muitos anos e dominar procedimentos matemáticos e estatísticos enquanto que para “sondar a opinião pública” é preciso um microfone , uma câmara e uma pergunta. Muitas vezes estúpida.
Não sei se os directores de informação acham que o público aprecia e valoriza este tipo de reportagem ou se o fazem porque toda a gente o faz e sempre se fez , eu acho que podia acabar já. É diferente saber o que pensa o Zé Manel e a dona Lurdes ( toda a gente sabe) do que saber o que pensa a maioria dos Portugueses.

One thought on “Opinião Pública

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s