Início » Expresso » Outro Cromo

Outro Cromo

Gosto de ler os jornais em papel quase de ponta a ponta (muito por causa da escassez) e naturalmente há colunistas e jornalistas que aprecio e outros que abomino , mas vou-os lendo todos . Um dos colunistas que nunca perco quando leio o Expresso chama-se Daniel Oliveira. Jornalista , fundador “arrependido” do Bloco de Esquerda , todas as semanas destila contra o governo actual e contra o Capitalismo e o Mercado em geral , sempre muito mais rápido e incisivo a comentar as iniquidades do sistema do que a apontar as suas vantagens e sucessos. Descobriu há pouco que grande parte dos economistas com altos cargos políticos na Europa já trabalhou para a Goldman Sachs , o que é sem dúvida prova da tal conspiração global . Bilderberg , Trilateral , Goldman Sachs , é facílimo explicar as coisas citando uma conspiração de malvados gananciosos , faz todo o sentido . Só uma réstia de vergonha impede esta gente de realmente assumir o que pensa mesmo e dizer que não só é uma conspiração de capitalistas internacionais como é gerida pelos Judeus . Volto aos Judeus noutra ocasião , agora o que me interessa é este Daniel Oliveira , pessoa com a qual eu gostava de poder conversar , porque gosto de mandar para aqui os meus bitaites para meia dúzia de pessoas mas satisfação tenho-a mesmo é quando posso debater, ouvir argumentos contra as minhas posições , apresentá-los contra as posições do “adversário” , e tirar conclusões.

No Expresso de dia 19 a coluna de Daniel Oliveira intitulava-se “Abençoada Troika” ,e era sobre uma conferência de imprensa dada por eles recentemente. Para mim o principal foi este parágrafo:

A generalidade dos jornalistas limitou-se , como um grupo de alunos atentos , a tirar dúvidas. Nem por um momento aqueles senhores foram questionados sobre a validade das suas premissas ou lhes foi pedida uma demonstração de que as suas medidas vão resultar.

Ele junta um endereço de email ao nome e fotografia que acompanham a coluna ,o que eu entendo por um convite à comunicação do leitor , senão não faz sentido nenhum tê-lo lá , por isso mandei-lhe um email onde lhe fazia esta pergunta :

– O senhor é jornalista , porque é que não foi lá questionar essas premissas e pedir essa demonstração?

É que eu e os outros cidadãos comuns não temos acesso aos habitantes das Altas Esferas do Poder , mas ele , como jornalista e ainda por cima do Expresso , tem. As conferências de imprensa são feitas para os jornalistas interessados fazerem perguntas. O assunto “troika” obviamente que o inquieta e revolta , mas não se lembra de fazer algo por isso , por todos nós , como está ao seu alcance e se calhar seria seu dever , ir a uma conferência de imprensa e expor o maquiavelismo , inconsistências e abusos da “troika” .

Não sei se o Daniel Oliveira responde a quem lhe escreve a bater palmas , mas não me surpreendi nada por não ter respondido à simples pergunta que lhe fiz , que há-de ter uma resposta lógica , nem que seja “não pude ir porque tive que estender uma máquina de roupa ”, ” a Carris estava de greve e não circulava o 18″ ou “não fui porque não suporto o cheiro a enxofre que emana daquela gente”.


6 thoughts on “Outro Cromo

  1. epa, raramente tenho paciência para o ler ou ouvir na tv. Ele é jornalista? Pensava que era comentador politicologo! Essa classe me franca expansão…rsrsrMas ele é um gajo culto, informado que escreve e fala bem, com bons argumentos.Outra coisa é que se concorde, ou não, com ele. Raramente concordo, mas não acho um cromo!Acho mais cromo o rival dele lá no Expresso, o Henrique Raposo, mas confesso que, além de concordar mais com ele é muito mais divertido!

    Gostar

  2. Tive que ir confirmar à Wikipedia se ele era mesmo jornalista para mandar esta boca , e a menos que lhe andem a alterar a página ou ponham lá aquilo sem ele saber , o homem é jornalista encartado. Nunca o vejo na TV nem leio os blogues dele , só mesmo aquela coluna , e claro que não ponho em causa a cultura e educação do homem , olha , tem uma coisa que eu aprecio : é do Sporting… ahahahah

    Gostar

  3. Faz-me lembrar o nosso querido conterrâneo Daniel Adrião…de quem aliás tenho saudades!São jornalistas para lhes chamarem "doutores" (acho só em POrtugal se chama doutor a quem só tem licenciatura) e exibirem um certo estatuto e profissão. Mas na pratica nada.Ou são políticos, ou gostavam de ser. na realidade são comentadores, cronistas, escritores.Jornalismo só se for por escreverem cronicas e mandar bitaites opinativos em jornais.Até o M.S.Tavares, dos meus preferidos, ainda se considera "jornalista"? Porque?Ao menos o M.R. de Sousa é mesmo professor universitário…Mas continuo a ser grande fã é do "historiador" Vasco Pulido valente, apesar de metade das vezes discordar ou nem sequer perceber o que ele diz…heheheh

    Gostar

  4. Exacto , escrever num jornal não é sinónimo de jornalista , acho que o sindicato devia fazer alguma coisa quanto a isso , e até podia se não fosse (arrisco) composto por jornalistas que no fundo já não o são ou nunca o foram. E é verdade , o que será feito do Daniel , será que naufragou entre os destroços de algum "ismo" , perdido entre parcerias publico privadas , cargos de nomeação política ,empresas municipais , assessoramentos e outras que tais? Ele é muito bom tipo , mas é um verdadeiro protótipo…

    Gostar

  5. epa nao sei do Daniel. Pelo que ouvi no verão, e tendo em conta a troca de cadeiras no poder publico presumo que já tenha tido melhores dias…ele é esteriotipo perfeito das jotas e jobs for the boys!Por falar nisso já viste que neste momento estamso mesmo dominados pela "geração jotas". Passos, seguros, portas e afins! No pcp também deve sre do mesmo..

    Gostar

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s