Início » Uncategorized » Soares ainda e sempre

Soares ainda e sempre

Podemos ver a pequenez do nosso país pelo número de vezes que o dr. Soares aparece na comunicação social . Dá a impressão que a cada semana há um jornal , canal ou revista que o entrevista , não temos mais ninguém na categoria “estadista reformado e respeitável” a quem se possa ir pedir uma opinião ou análise ? Pelos vistos não , mas se é para vir dizer que “ a Europa atravessa uma grave crise e precisa de verdadeiros estadistas desculpem lá mas não vale a pena . Acho notável o modo como muitos políticos descobrem as grandes verdades , problemas e soluções depois de deixarem os cargos. Nos anos 80 não havia alternativa e ele foi forçado , como Primeiro Ministro , a “chamar” o FMI e implementar medidas de austeridade. Hoje claramente que podia bem ser tudo feito de outra maneira, pensar mais nas pessoas e assim.

Jean Claude Juncker , um truta que se não me engano foi primeiro ministro do Luxemburgo e teve altos cargos lá em Bruxelas disse um dia , referindo-se aos problemas da Europa : “nós todos sabemos o que devia ser feito , mas também queremos ganhar eleições” .

Esta última leva de entrevistas ao dr. Soares decorre da publicação do novo livro dele , intitulado “Um político assume-se”. Ao fim destes anos todos em que andámos a questionar a verdadeira vocação , motivação , paixão e carreira do Dr. Soares , finalmente resolveu assumir-se. Li esta entrevista no I , e para não ser muito chato implico só com 3 partes ( além do título):

– “O argumento do primeiro-ministro é que não tem dinheiro para fazer o crescimento funcionar. Acho que haverá sempre outras formas de o arranjar.” Era esperar demais que a jornalista perguntasse : “…tais como?”

O Dr. Soares acha que haverá sempre outras formas de arranjar dinheiro que não via Troika e aposto que a nação estava muito mais interessada em saber QUAIS SÃO ESSAS OUTRAS FORMAS do que nas relações de Soares com o Cardeal Patriarca em 1976 . Dizer que se acredita que pode haver outra solução é muito diferente de a conhecer , propor uma ou até ter a certeza de que existe, mas tudo isto passa à vontade nestas entrevistas.

– “Parece haver quem queira vender as jóias da coroa, a qualquer preço. A RTP, a TAP, a Águas de Portugal, os CTT, etc. A Argentina disse “não pagamos”. Ora – espanto! – não aconteceu nada.”

Chamar “jóias da coroa” à TAP e à RTP tem piada , mas é uma mentira perigosa dizer que na bancarrota da Argentina “não aconteceu nada”. Primeiro , os investidores de boa fé que compraram títulos da dívida Argentina ficaram sem o seu dinheiro . Estes investidores podem por vezes ser especuladores sem escrúpulos mas mais frequentemente são por exemplo fundos de pensões como aqueles que investem para poderem garantir reformas a milhões de pessoas . E mesmo que se dessem de barato os milhões de calote , ainda aconteceu outra coisa: a Argentina foi e está ainda impedida de se financiar nos mercados internacionais , consequência do mesmo calote. Agora isto não lhes importa assim muito, porque levantam-se devagarinho , fruto das desvalorizações que fazem e sobretudo das exportações agrícolas. Nós , que não temos pampas cheias de vacas e soja para mandar para a China , que não podemos vender quase tudo o resto ao vizinho , que no caso deles é o Brasil e no nosso a Espanha ,com as notórias diferenças de crescimento e dinamismo , nós que não podemos desvalorizar a nossa moeda , não podemos ficar indefinidamente sem acesso aos mercados de capitais , se queremos num futuro mais ou menos distante atingir níveis de vida vagamente europeus. O Dr. Soares , como quem faz veladamente uma sugestão , diz para quem o quer ouvir que a Argentina não pagou a sua dívida e não aconteceu nada, e isto , volto a dizê-lo , é uma mentira , e das perigosas.

Por último , referindo-se às últimas eleições a que concorreu e que perdeu estrondosamente , diz com uma certa amargura que “Houve uma campanha organizada contra mim”. Pois houve , chama-se “campanha eleitoral” .

4 thoughts on “Soares ainda e sempre

  1. Sabes que sou um admirador do politico Soares, acho que, no essencial, na pratica, esteve essencialmente bem, nos momentos certos e importantes para Portugal.Também sei que tens um "amor" desmedido pelo homem e que lhe dás ainda mais atenção que os jornais, e que os fãs como eu…Mas neste caso concordo com a tua análise. Ele não tem, nem é, solução nenhuma. E na Argentina aconteceu algo: ficaram mais soberanos mas, até agora, mais pobres. Emigraram, andam a rasca… E nós, pelos vistos, vamos entrar pelo mesmo caminho, de não pagar as contas, empobrecer, e andar a rasca, ainda mais que a Argentina.

    Gostar

  2. Sou o primeiro , ou dos primeiros , a reconhecer o que a nossa Democracia deve ao Soares , qualquer pessoa que goste de política tem que o admirar como político, e depois é uma pessoa de uma grande cultura e saber estar e tal , e nem me importo assim tanto que lhe peçam constantemente opiniões e declarações , e acho bem que escreva muitos livros , que são História de Portugal , mas passa do limite e não ajuda nada quando diz coisas como essa da Argentina. Quando se tem a estatura dele as responsabilidades são muito maiores .

    Gostar

  3. ~Eu não gosto dele. È verdade que é um sentimento influenciado por varios factores pouco pertinentes. Um dos factores tem a ver com o facto de ter sentido na pele e muito as duras medidas implementadas na altura em que precisamente eu iniciáva a minha actividade profissional como….ajudante de soldador. Depois nunca fui capaz de engolir a "paródia" com que organizava as suas viagens de estado e de como me sentia gozado com a situação. A historia da fundação é um osso dificil de engolir e lé me sinto novamente gozado, tambem me senti gozado quando ele fez a vida negra ao Cavaco funcionando o Presidente como guarda avançada do PS e por ultimo, tenho uma pessoa de familia que trabalha em S. Bento,junto dos maiores e me vai dizendo como são os meninos no seu dia a dia com as pessoas e tal e este…….foi uma besta!

    Gostar

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s