Início » Uncategorized » Consolidação pecuária

Consolidação pecuária

Por alguma razão , talvez genética e apesar da propensão para as viagens marítimas que transformei em carreira , sempre quis ter animais , além dos de estimação , nomeadamente ovelhas e cabras .Também gosto de cavalos mas são animais fora de questão para quem não tenha largas pastagens ou largas contas bancárias. Queria as ovelhas porque as acho simpáticas ainda que bastante estúpidas ; porque são a vocação da maior parte dos terrenos agrícolas daqui se quisermos variar da vaca ; porque a lã tem vários usos possíveis num mundo pós , ou anti , fibras sintéticas ; porque adoro cães pastores e finalmente , gosto muito de borrego e de queijo . As cabras foi mais por ter a noção de que as cabras comem tudo , o que as torna não só baratas de alimentar como convenientes para limpar terras , matas e jardins , têm uma pose altiva e elegante ao contrário das ovelhas e , mais uma vez , gosto de queijo e cabrito. Razões de sobra , quando cheguei aqui perguntei a um amigo o preço médio de uma destas criaturas e ele disse-me “eh pá não tenho a certeza , mas aí uns 20 euros…eu comprei não sei quantas há não sei quantos anos por 15, 20 euros ” . Armado com cálculos mal feitos sobre a superfície necessária para as alimentar fui ver um lavrador conhecido desse meu amigo e mandei vir 3 ovelhas e 3 cabras, que chegaram prontamente no dia seguinte …. a 60 euros cada uma. Como não lhe perguntei o preço antes não podia mandá-las para trás sem danificar talvez irreparavelmente a reputação que ainda não tenho mas quero ter , e lá fiquei com as 6 . “Ficaste com reputação de pato…” , podem-me dizer , mas para mim é mais querer a reputação de quem não volta atrás e quando manda é para ser feito , quando fala é para ser levado a sério , por mais estranho que possa parecer o discurso. E acreditem que às vezes eu devo parecer bem estranho às pessoas daqui…

Percebi muito depressa que não só ia ter que fazer muita ginástica para ter pasto para as alimárias todas como que o regime alimentar das cabras é um mito rural , pelo menos o destas. Será eventualmente verdade que elas comem tudo , mas só comerão tudo se estiverem esfaimadas às portas da morte , porque em condições normais são não só bastante esquisitas como têm uma tendência vincada para comer o que não devem , como árvores e outras plantações. Depois também me convenci de que a diversificação pode ser muito aconselhável para as acções da bolsa mas já não é tanto para explorações agrícolas , onde é muito melhor focarmo-nos e concentrarmo-nos em poucas especialidades, idealmente mesmo só uma . Decidi ver-me livre das cabras todas , e ontem de manhã encontrei nos serviços agrícolas o lavrador que mas tinha vendido e fiz-lhe uma proposta que ele não podia recusar , as três cabras por duas ovelhas. “É já” , e lá fomos.

Aqui há uns 6 anos pus no blog que precedeu este uma foto do meu palheiro com uma cabra à janela , perguntaram-me se as cabras eram minhas e eu , muito espirituoso , respondi que não , não queria mais cabras na minha vida. Acabei por ter ao longo dos anos e até ontem mais cabras de várias categorias e persuasões mas agora , 6 anos depois e com um conhecimento mais profundo da espécie posso dizer que estas foram mesmo as últimas.

Bom , o homem não só me trouxe logo as 2 ovelhas como me ofereceu um cordeiro que ao que parece já cumpre funções de carneiro , o que eu achei muito atencioso e gentil da parte dele e promissor da parte do animal . Por isso tenho um rebanho completo , ovelha negra e tudo . Há outra utilização da lã que não me tinha ocorrido mas que também é velha como as casas e as ovelhas , naturalmente aperfeiçoada pelos séculos , que é como isolamento térmico . Se calhar há uma possibilidade comercial nisso , mas para já saber que o telhado da minha casa vai ser isolado com lã das minhas ovelhas deixa-me muito satisfeito.

One thought on “Consolidação pecuária

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s