Início » Uncategorized » 2 CV

2 CV

Hoje em Mangualde ha’ uma reuniao de entusiastas do Citroen 2CV , um classico cuja producao mundial de quase 4 milhoes de carros terminou ha’ 20 anos , precisamente em Mangualde . Os dois cavalos devem ter ido a todo o lado .Em 1958 dois franceses num 2CV atravessaram Africa do Mediterraneo ao Cabo , puseram o carro num navio para o Rio e dai foram ate’ S.Francisco. Isto em 1958 , tentem visualizar e depois comparem com o que nos querem fazer engolir como “aventuras” hoje em dia. Lembrou-me de uma historia que li ha uns anos na falecida Grande Reportagem , e se nao me engano tambem relativa a 1958. Um senhor , na altura rapaz , de nome Fernando Ladley , foi de Luanda a Lisboa sozinho num VW Carocha.

Estes carros sobreviviam isto e ainda rolam hoje , como as 4L , Land Cruisers dos anos 70 e outros que tais (tive um Land Rover de 1969 , agora tenho um Cherokee de 89 e um dia gostava de ter uma Unimog) precisamente porque eram de mecanica simples. Hoje em dia as mecanicas e materiais sao muito mais complexos e a electronica prevalece , e coisas electronicas nao so’ tendem mais a falhar sob pressao como sao naturalmente mais dificeis de reparar. E depois os proprios fabricantes querem-nos vender carros novos periodicamente , pelo que nao estao propriamente interessados em fazer carros que durem 30 anos.

Toda a gente tem ou teve um familiar ou amigo com uma Diana , um Mehari ou uma 4L , e nao me digam que nao eram carros com mais personalidade que um Datsun ou um Toyota .
E no mesmo dia em que os aficionados e amigos do 2CV se reunem na Rotunda Dois Cavalos em Mangualde ( o primeiro politico que se lembrou de que as rotundas precisavam de um nome ‘e um genio ) a Citroen anuncia que vai contratar mais 300 trabalhadores para a fabrica de Mangualde. Boas noticias .

Nao ha’ BMWs para todos , mas de 2cv tambem se chega la’…

One thought on “2 CV

  1. No outro dia fui a Marrocos e estava uma "excursão" de 2CV e Menharis (acho que isto está mal escrito) a entrar para o barco para se fazerem ao deserto.O meu irmão teve um 2cv, quando chovia havia um problema de entrada de água pelo tejadilho que ele resolveu fazendo um algeirós de garrafas de plástico cortadas ao meio e assim encaminhava a água para o buraco que havia no chão junto aos pés. Nunca deu chatices de motor….nem de outras!.

    Gostar

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s