Início » Uncategorized » Passeio domingueiro

Passeio domingueiro

Ontem fomos ao Willy T , uma instituicao das Ilhas Virgens , ‘e um barco antigo de uns 30 metros , ancorado em Norman Island e convertido em bar restaurante . O Olaf tambem vinha ( ate’ foi ideia dele porque eu queria-lhe fazer ouvir um barulho num dos motores que so se ouve com eles desligados e com o barco em andamento) , e estou sempre ‘a procura de dicas . Isso e nao ter que passar o Domingo todo no barco., nao ha dinheiro para alugar carros nem programas assim pelo que Village Cay marina torna-se mortalmente aborrecida em pouco tempo.
Tivemos ventos muito ligeiros mas mesmo assim para la’ deu para manter 5 nos e meio em 8 nos de vento. Amarramos na boia mais perto do Willy T e sentamo-nos ao bar , tem um ambiente muito peculiar, as pessoas em ferias sao estranhas. Ao fim de umas horas de estar no meio dos turistas pareceu-nos boa ideia zarpar e sair da baia ‘a vela. “So’ por exibicionismo” , dizia o Olaf , eu achei bem , a tripulcao estava desertinha.Corria uma aragem e a baia esta’ semeada de veleiros ancorados . Icamos a vela grande sem engatar nada, arribei um bocadinho, ganhamos andamento e largamos a amarra. A genoa saiu tambem certinha , o Olaf encarregava-se da escota , passamos entre alguns veleiros a uns respeitaveis 2 nos e meio, passamos o Willy T , viramos de bordo e comecamos a tentar ganhar distancia , mas a brisa que havia vinha principalmente da entrada da baia. E la andamos nisto uma boa meia hora , recebemos aplausos ,bocas , iamos falando com os outros barcos , deslizando , tiravam-nos fotografias , enfim. Exibicionismo. A noite caia , a dada altura ficamos mesmo parados na agua com as velas a pender , e ‘e sabido que o vento aqui nao se levanta de noite. Liguei os motores e voltamos a Road Town , ja’ meio esquinados , um bocado frustrados pelo insucesso final da manobra mas ganhamos pontos pelo esforco. O Olaf ia-me contando como uma vez afundou um Swan 67 a sair de uma marina em Tenerife ou das vezes mais descabeladas em que ganhou a Heineken Cup de St.Maarten num trimaran que faz confortavelmente 35 nos. Quando cheguei ‘a marina ja quase de noite o meu lugar tinha sido ocupado , mas encontramos um vago , estou hoje no terceiro slip diferente, porque quando se anda a borla ‘e mesmo assim…
Hoje amanheceu com um temporal desfeito , raios e trovoes e rajadas de 60 nos e chuva torrencial , e refreou-me um bocado o entusiasmo para me ir embora. Ja limpou , ja subi ao topo do mastro para as inspeccoes todas, ja atestei a despensa , mais ou menos , e se o meu tripulante aparecer aqui antes das 4 , zarpamos hoje.As 5 fecha a doca do combustivel, pelo que se ele nao aparecer antes ficamos mais um dia.Nao ‘e bom nem mau , antes pelo contrario…

4 thoughts on “Passeio domingueiro

1. Entao estavam 35 nos de vento em Tenerife , condicoes perfeitas para um Swan 67 de tripulacao aguerrida e dono ambicioso.A questao 'e sair da marina , o dono queria sair e perguntou ao Olaf se ele conseguia sair com o barco do pontao e ele disse que sim. Rodar o barco uns 90 graus e ter andamento para sair do pontao.Motor potente , sem propulsores de proa (escola velha) , a manobra feita com aceleracoes quase a fundo 'a vante e re' . A propa safa do pontao e 'e apanhada pelo vento, toda a forca 'a vante , popa safa , toda a forca 'e re' para comlpetar o "rodamento" , e o comando do motor bloqueia a fundo . Espaco de segundos , a escolha 'e entre uma linha de uma duzia de iates e pontoes ou o cais de pedra.Ele foi pelo cais de pedra , impacto a uns 9 nos' e o barco afundou ali.A seguradora ilibou-o de responsabilidade, como de justica.'E uma boa!

Gostar

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )