Início » Uncategorized » Ateus

Ateus

Na semana passada um grupo de ateus activistas pos este cartaz aqui perto .Diz que “ser uma boa pessoa nao requer Deus”. Isto criou uma polemica consideravel, porque as pessoas religiosas raramente se coibem de mostrar o caminho ‘as restantes mas mais raramente ainda aceitam a reciprocidade. Apesar dos protestos , todos imbecis e insustentaveis porque estamos nos EUA e nao na Arabia Saudita , o cartaz fica e havera mais.
Os ateus sao o unico grupo “religioso” , perdoem-me a contradicao, que cresceu em todos os estados desde 1990 e sao hoje cerca de 2% da populacao. Parece pouquinho , mas significa cerca de 6 milhoes de pessoas que cada vez mais estao dispostas a manifestar as suas conviccoes , reclamar os seus direitos e argumentar pela sua causa. As mesmas motivacoes dos religiosos todos que , com mais ou menos maluqueira , se dedicam ao proselitismo , muitas vezes com apoio do Estado , neste pais em que se ensina a milhoes de criancas que o Mundo foi criado em 7 dias ha 10 mil anos e onde esta escrito , apropriadamente , no dinheiro , que “Confiamos em Deus”.
Das coisas boas que a Revolucao Francesa trouxe ‘as sociedades foi o conceito da separacao entre Igreja e Estado ,e qualquer pais onde valha a pena viver oferece aos seus cidadaos a liberdade de professar e praticar a religiao que bem entender , ou nenhuma , ao mesmo tempo que assegura que o poder espiritual e o poder temporal nao se misturam . Alcancar isto ‘e dificil , especialmente num pais tao polarizado como os EUA , e este cartaz ‘e so’ mais um pequeno capitulo nas guerras culturais que assolam esta terra.

Entretanto acabei um livro muito interessante chamado “Dogs of God – Columbus , the Inquisition and the defeat of the Moors” . Se nao me ensinou nada sobre o Colombo ensinou-me bastante sobre os Reis Catolicos e o periodo crucial em que o equilibrio entre Cristaos , Muculmanos e Judeus na Peninsula Iberica foi destruido com consequencias que duram ate hoje e vao durar sempre . Isto pos-me a pensar mais e mais sobre religiao , a tentar fazer o balanco entre o positivo e negativo que a invencao das religioes trouxe ‘a Humanidade.
‘E impossivel dizer que estavamos melhor como especie se o primeiro espertalhao nao tivesse dito ao resto dos ocupantes da caverna que ele sabia de onde vinham os trovoes e tinha o poder de mediar com as entidades que os dispensavam.Quando finalmente descobrimos de onde vinham os trovoes era tarde demais.
O que ‘e certo para mim ‘e que sabendo o que sabemos e tendo chegado aqui como especie nao se justifica que ainda haja hoje quem faca de narrativas mitologicas , imaginarias e absolutamente improvaveis a base para uma interpretacao do Mundo e fonte de codigos de comportamento.
Nao sou ateu mas concordo plenamente que para ser uma boa pessoa nao ‘e precisa a nocao de Deus.

4 thoughts on “Ateus

  1. Ja' vi. O principio deste cartaz 'e o mesmo dos autocarros em Londres a dizer "Provavelmente Deus nao existe , agora pare de se preocupar e goze a vida" . E como dizes no artigo (deves estar a fazer muitos amigos na paroquia…) , a segunda parte da frase implica que acreditando em Deus se vive preocupado e sem gozar a vida , e isso 'e muito discutivel.Mas nas palavras do Richard Dawkins , "Esta campanha para por "slogans" alternativos nos autocarros de Londres vai fazer as pessoas pensar – e o pensamento 'e anatema para a religiao"…Porque , la' esta' , os crentes , por definicao , creem.

    Gostar

  2. Viva amigo, muito interessante nesta questão é o facto de se ignorarem com alguma facilidade (será conspiração?) certas evidências científicas, nomeadamente em relação ao debate em volta do criacionismo, mas sobretudo o facto (!) de que o sentimento religioso é isso mesmo: um sentimento. Quaisquer que sejam os argumentos quem sente continuará a sentir, quem não sente nunca sentirá, até porque sentir ou não está simplesmente dependente da expressão (forma como o gene é activado ou cumpre uma determinada função) de um único gene no nosso ADN (ena! outro facto!). Concluindo, a questão arrastar-se-á até que a biotecnologia nos (humanidade)liberte.AbraçosJaime

    Gostar

Responder

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s