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Las Palmas

Viemos devagarinho por ai abaixo , com ventos ligeiros e sem gasoleo para grandes tiradas a motor como de costume nestas circunstancias ,e este barco ‘e , decididamente , confrangedor em termos de performances a’ vela.
Fica a nota , ‘e um Lagoon 420 , barco cuja maior forca ‘e o volume , espaco interior e o conforto , em movimento e parado.’E o ideal para quem quer viver num barco e um sucesso com os “liveaboards” , um segmento de mercado a crescer cada vez mais.Isto sao cpessoas que adoram a idea de viver num barco mas nao querem prescindir dos confortos e dimensoes de um apartamento pequeno.Generalizando , as mulheres sao muito mais dificeis de convencer do que os homens quando se trata de investir num barco de cruzeiro, por isso os catamarans de cruzeiro foram uma bencao para fabricantes e vendedores: a idea de viver a 30 e 45 graus de inclinacao num espaco apertado e pouco iluminado com agua restringida e cozinhas minimalistas , nao apela aos instintos femininos classicos. Apresentem ‘as senhoras uma plataforma estavel, a area de um t2 , sistemas que suportam microondas e maquinas de lavar , saloes com janelas a toda a volta , e a coisa muda logo de figura. Este barco em particular ‘e desenhado para esse mercado, em que as performances ‘a vela sao secundarias e os pormenores sao pensados para o conforto na ancora e na marina e “acontecimentos sociais”.
Depois ha outro ponto de venda forte , ‘e um hibrido como ja disse aqui antes , e expliquei a minha opiniao e ligacao a estes sistemas .O gerador que mantem as baterias com voltagem suficiente para mexer o barco gasta um pouco mais de 6 litros por hora quando esta’ em carga. Isto nao e grande problema para programas de navegacao curtos ( curtissimos em 90% dos casos) mas quando se tem que fazer 5 mil milhas e nem sempre ha ventos favoraveis , torna-se um problema. Nao so’ o barco ‘e infernalmente lento com brisas ligeiras como cruzar a motor se torna proibitivo por causa do gasoleo que queima o gerador.E com o meu hibrido verde a queimar 6 litros e tal ‘a hora faco 6 nos , com dois classicos diesels de 40cv a queimar o mesmo vou a fazer 8….A matematica nao engana , e as pessoas tendem a esquecer-se da principal razao porque estamos a dar cabo do clima , a poluir e destruir terras e pessoas com o petroleo nao ‘e so’ a estupidez e ambicao dos politicos ou ganancia das companhias , ‘e que nao ha , ainda , nada mais energeticamente eficiente e barato que um motor de explosao interna movido a gasolina ou gasoleo.
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Mesmo ‘a vista das ilhas Selvagens (‘a noite, ‘e sempre ‘a noite), rebentou-se a adrica da vela grande, que veio por ai abaixo.Nao ha maneira de arranjar isto sem subir ao mastro, e sao 20 metros.Nao havia grande vento mas havia ondulacao , demorou-me uns 10 minutos la em cima , desci enjoado , com nodoas negras e sem folego a pensar no que seria se tivesse que fazer alguma coisa mais la em cima do que engatar um mosquetao numa alca.Nao me lembro de fazer nada tao dificil e que me metesse tanto medo.
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Chegamos a Las Palmas sexta de manha, depois de saber que os boches nos fizeram mais uma vez a folha, por uma fotografia tenho a impressao nitida de que o 3o golo ‘e em falta , mas as coisas sao como sao.Pelo menos nao temos que lamentar nao ver jogo nenhum nem perder grandes momentos de loucura nacional . Obrigadinho Scolari , e a minha opiniao vale o que vale mas sempre preferi seleccionadores estrangeiros , que pairem acima da clubite e etica que gere o futebol nacional.Deu-me uma certa nausea saber que afinal o FCP sempre vai ‘a Liga dos Campeoes . Espero que tenham a recepcao que merecem por esses estadios da Europa.
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Las Palmas ‘e o porto onde passei mais vezes em transito e tem coisas optimas como gasoleo a 93 centimos e 3 dias de marina por 60 Euros. No Funchal cobraram-me 64 por um dia amarrado a outro veleiro por sua vez amarrado a um cais. Nao vou dar agora a minha opiniao sobre a Madeira em geral , que saiu deste terceira visita reforcada por pormenores como esse.
La fomos ‘a noite cumprir a tradicao imemorial de marinheiros chegados do mar , tive que ir com os rapazes a um foco de antros de perdicao , mas felizemente agora estou mais velho , mais esperto e comprometido pelo que ficamos pela curiosidade e galhofa , umas Tropicais ( a cerveja daqui , uma zurrapa ) e voltar para o barco que se fazia tarde e o dia tinha sido grande.

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